Oficinas

Pensar em um futuro melhor para as crianças e prepará-las para realizar os seus sonhos deve ser uma preocupação diária de todo educador. É bem provável que você já as ensine atitudes e valores positivos, que as façam refletirem sobre as escolhas do dia a dia e as consequências para o meio ambiente e a vida da comunidade. Ou ainda, incentive-as a compartilharem seus pertences com as outras crianças e a pensarem criticamente sobre as decisões que tomam no seu dia a dia, por exemplo, o que comprar, o que doar, quanto economizar.

Mas como podemos organizar o tempo, o espaço e os materiais para as crianças construírem conhecimentos que as fortaleçam financeiramente? Por meio de atividades lúdicas, que deixem as crianças se expressarem e reinventarem o mundo ao seu redor, você irá ensiná-las e motivá-las a sonhar, planejar e alcançar objetivos, sejam eles materiais ou não materiais. Isso exige conhecer as Diretrizes Educacionais de seu município, criar ambientes lúdicos para as crianças e explorar/criar recursos educacionais de qualidade.

Nesta seção você vai encontrar dicas e sugestões para planejar vivências lúdicas que ajudem a criança a sonhar, planejar e alcançar.

Vamos lá?